Rotary Club de Poços de Caldas comemora 80 anos

Tânia M.M.Carvalho

No dia 23 de fevereiro o Rotary Club de Poços de Caldas comemora seus 80 anos de muitas realizações.

Era 1934 quando, contando com a presença do americano TIM ROTH – Consul Especial enviado a Poços de Caldas pelo Rotary Internacional, quando foi fundado o 22º. Clube de serviços a comunidade no Brasil.

 No início e até há alguns anos atrás dizia-se que era um clube de elite e que só pessoas com alto poder aquisitivo poderiam fazer parte do quadro associativo. Pode até ser, pois as solicitações de entidades, de instituições, eram inúmeras. E se as pessoas que participavam do clube não possuíssem recursos, influência ou até mesmo poder de persuasão, como ficariam as realizações? Como cumprir os objetivos e de que forma beneficiar os necessitados?

 Hoje o perfil dos associados mudou bastante e o quadro de jovens rotarianos vem aumentando e nem por isto a responsabilidade e o comprometimento com o Rotary Internacional, diminui.

 Nestes 80 anos de trabalho, de dedicação e de muita perseverança, que esperamos sejam estendidos pelos próximos 80, Poços de Caldas pode comemorar junto ao Rotary, alguns dos feitos descritos a seguir:

realizamos por mais de 30 anos o Baile das Debutantes, com renda líquida destinada para o Hospital Santa Casa. O Bosque Municipal, no Country Club, também foi criado graças à atuação de rotarianos. O Parque Infantil Darcy Vargas de Souza, ao lado das Thermas foi criado a partir das gestões do nosso Clube

Construímos a ala hospitalar, na Santa Casa, em favor do menor defeituoso, que, posteriormente, se transformaria na APAE. Na fundação da APAE participaram rotarianos como Chafick Fraya, Alzira Parreira e outros. Um aparelho de Eco Cardiograma foi doado com participação do Rotary Club do Japão e do Dr. Mesquita.

Fundamos a Escola Rotary, no bairro Bortolan e a presença rotária foi marcada também no Monumento à Bandeira, em frente ao Palace Casino, bem como o trabalho de duplicação da Rodovia José Aurélio Vilela mereceu gestões de vários rotarianos.

A instalação do Corpo de Bombeiros teve a participação do Rotary com a parceria da Alcoa. Posteriormente, doou-se um caminhão pipa para os Bombeiros, com verba rotária.

Beneficiamos o Pronto Socorro Jacques com a compra de um veículo usando recursos rotários. Criou-se, na Paróquia São Paulo Apóstolo, uma fábrica de multi mistura, com a participação da Alcoa novamente.

A  CAA- Caixa de Assistência dos Advogados, doou ao clube um Gabinete Dentário que foi instalado na Paróquia São Paulo Apostolo.

Mais de 7.000 escovas de dentes foram doadas para alunos de escolas municipais de Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas.

Plantamos mais de 50.000 mudas de árvores, em parceria com a CBA, nos bairros Nova Aurora, Ipê e D. Bosco.

O Projeto das Mini-Bibliotecas Rotary instalado em locais de grande tráfego de pessoas, vem semeando mais cultura na comunidade, além de incentivar o hábito da leitura. Por volta de 10.000 exemplares de diversos títulos para adultos e crianças já circularam por estes locais.                                                                                                                                                                                          

Profissionais da área da saúde e educação, do Rotary Club de Poços de Caldas empenham-se no Projeto “Rotary e Você na Saúde e Cidadania”, no qual são levadas palestras sobre prevenção de enfermidades e problemas do cotidiano, para  alunos das escolas da rede pública além de paróquias e associações de bairro.

Em parceria com o SENAC e Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira, no Bairro Kennedy, concretizamos o Curso de Auxiliar Administrativo que propiciou o ingresso no mercado de trabalho de jovens e senhoras da comunidade local.

O Projeto Caminhar, que envolve um banco de cadeiras de rodas (além de cadeiras de banho, muletas e andador), vem se desenvolvendo satisfatoriamente com o empréstimo destes bens a muitas pessoas necessitadas e impossibilitadas de adquiri-los.

Participamos da fundação da associação Gota de leite, bem como da fundação da Escola de Surdos e Mudos Hellen Keler.

Através da realização de várias festividades tais como o jantar Italiano, Bacalhoada e  Ação entre amigos, tivemos como objetivo a arrecadação de recursos para ajudar instituições da cidade.

Em nosso quadro social tivemos dois Governadores Distritais são eles: Dr. Rovilson Flora e José de Alencar e Silva e já comemoramos a indicação do atuante Co. João Otávio Veiga Rodrigues  para governadoria do nosso distrito em 2016/17.

Inovamos quando elegemos a 1ª. mulher presidente de um clube de Rotary, a dedicada Da. Zizi ( Conceição Aparecida Vieira Forlin).

Já sediamos a Conferência Nacional do Rotary Internacional ocasião em que fundou-se a Associação de Senhoras de Rotariano. O Marco Rotário colocado na entrada da cidade também destaca a participação de nosso Clube. Bem como a placa em homenagem ao Fundador do Rotary Paul Harris localizada no canteiro central da antiga FEPASA.

Participamos na criação da Associação de Pais e Amigos para o Apoio ao Talento, induzindo a Prefeitura a criar, por lei, o CEDET – Centro de Desenvolvimento do Talento, centrando ambas as instituições no desenvolvimento, intelectual, social e de cidadania de crianças da rede pública municipal que apresentem alguma dotação ou talento.

“Fica difícil sintetizar 80 anos de história e trabalho dedicado em poucas palavras. O que sei é que como Presidente na atual gestão sinto orgulho por ser rotariano e sei o quanto o dever nos bate a porta. Temos que aceita-lo e procurar fazer o nosso melhor em prol da comunidade em que habitamos e pela qual também somos responsáveis! Aproveito para agradecer a presença de todos, tanto autoridades, rotarianos e convidados.”, Completou Otacílio Andreatta, presidente do Rotary Club Poços de Caldas – Distrito 4560

DSCN3058

 

Leave a Reply